segunda-feira, 5 de novembro de 2012

O amor próprio é uma questão de escolha - Caio Cal


O Caio do blog Não tem meu tamanho, fez um relado muito legal sobre como foi viver com a Anorexia na adolescência e como aprendeu a amar seu corpo. 
Gostei muito de ver um homem abordar esse assunto e transcrevo abaixo:

Caio quando estava doente.

  A minha autoestima sempre esteve relacionada ao meu peso. Eu não conseguia encarar o verdadeiro “Caio” diante do espelho e fui obrigado a conviver com esse sentimento de “inadequação” durante grande parte da adolescência. 

 Deixei de conhecer muitos lugares, abandonei vários projetos e tomei decisões precipitadas por puro medo de encarar o mundo longe da proteção do meu quarto. Aos 16 anos, emagreci 52 quilos em menos de cinco meses. Me senti forte, corajoso, determinado e doente. Esteticamente satisfeito, mas totalmente devastado por dentro. Pronto. Estava magro, mas não tinha disposição nem para me vestir.

Continuei dentro do mesmo quarto, fazendo as mesmas coisas e tendo os mesmos medos. Valeu a pena? Não. Fiquei anêmico e fui internado as pressas. Desenvolvi bulimia, anorexia e síndrome do pânico. Felizmente, tive o apoio da minha família e dos meus amigos. E quem não tem esse suporte? 

Atualmente, aos 23, percebo que essa fase serviu de experiência para o “Caio” que sou hoje. 
Aprendi _ na marra _ que qualquer mudança de pensamento deve, obrigatoriamente, começar na cabeça. Não tenho mais vontade de ser magro. 
Eu quero estar/ser saudável e ter ânimo para encarar os desafios diários de cabeça erguida. O sobrepeso deixou de exercer o papel de protagonista da minha novela. 
O Caio, depois que aprendeu se amar como é ficou ainda mais lindo. 
Como autor, diretor e personagem da minha própria história, tenho me permitido escrever cenas mais alegres. Para concluir, creio que não há um segredo para o amor próprio. 
Como desabafei acima, nós sabemos quais são os obstáculos que nos impedem de ir adiante. Finalmente, livrei-me do meu. 




E você já aprendeu a se amar? 
Conta para gente sobre esse processo é só enviar um e-mail para euamomeucorpo@gmail.com.


Um comentário:

  1. Acho que todos os dias faço essa pergunta a mim mesma, ao menos exercito muito essa consciência!!! Desejo tudo de melhor a vc!!! Adorei o post

    ResponderExcluir